Adriana Medeiros Farias

Ana Carolina Reginatto

André Pereira Guiot

Carla Luciana Silva

Elaine de Almeida Bortone

João Paulo de Oliveira Moreira

Julio Cesar Pereira de Carvalho

Marcio Lauria Monteiro

Pedro Cassiano Farias de Oliveira

Rejane Carolina Hoeveler

Rodrigo de Sá Netto

Tatiana Poggi

Thiago Ribeiro Marques

Tiago Siqueira Reis

 

 

Membros

É possível consultar o curriculum dos membros do GTO, bem como suas pesquisas e produção intelectual associada às suas investigações.

Adriana Medeiros Farias

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em História pela Universidade de São Paulo (USP) e em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais atuando nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Políticas e Gestão Educacional, Educação Popular, Educação do Campo. Coordenou o Programa de Extensão Diálogos Formativos com o Campo (MST). Atualmente pesquisa o empresariamento da educação pública no Brasil com destaque para a atuação do Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais (APHEs) Lemann.
Link para CV Completo: http://lattes.cnpq.br/0773390467001092

 

Ana Carolina Reginatto

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura, do Grupo de Trabalho e Orientação (GTO) e do Laboratório de Economia e História (LEHI). Atua na área de História, com ênfase em História do Brasil Recente. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1483736656296141

 

André Pereira Guiot

Graduação em História (bacharelado e licenciatura) na Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 1994 e 1998. Especialização Lato Sensu em História Contemporânea (UFF) entre 2001 e 2002. Mestrado (2004-2006) e Doutorado (2011-2015) em História pela UFF. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE) da UFRRJ. Áreas de atuação: História do Brasil Republicano - História Contemporânea - História do Brasil Recente. Aprofunda-se em estudos e pesquisas de eixos temáticos como Estado, Sociedade Civil, Empresariado, (Neo)liberalismo, Mundo do Trabalho e Educação. Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6813607214366595

Produção



Carla Luciana Silva

Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE desde 1999. Docente do PPGH-UNIOESTE desde 2006. Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Poder. Graduada (UFRGS), Mestre (PUCRS) e Doutora em História (UFF) Realizou Pós Doutorado na Universidade Nova de Lisboa – IHC (2011-2012). Participou de projeto de investigação sobre Estado e Memória do fascismo e da revoluçãocoordenado por Manuel Loff (Universidade do Porto). Coordena o projeto de pesquisa Resistência à Ditadura: Problematizando A VPR no Sul do Brasil e Conesul (Fundação Araucária). Coordenou projeto de pesquisa financiado pelo CNPq sobre as formas de resistência à ditadura. Publicou diversos artigos, organizou livros e dois livros autorais: Veja, o indispensável partido neoliberal (Cascavel, Edunioeste, 2010) e Onda vermelha: imaginários anticomunistas 1931-34 (Porto Alegre, Edipucrs, 2001). Orientou trabalhos nos diversos âmbitos de ensino e pesquisa. Pesquisa também na área de história e mídia.Desde 2012 realiza pesquisa em acervos repressivos e realiza tomadas de depoimentos orais.
Link para CV Completo: CV: http://lattes.cnpq.br/2157223899184311
No Academia.Edu há alguns textos disponíveis: https://unioeste.academia.edu/CarlaLucianaSilva


Elaine de Almeida Bortone

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (2013), Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil pós-30 pela Universidade Federal Fluminense (2007). Graduada em História (2006) e em Psicologia (1986), pela Universidade Gama Filho. Integra o Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura e o Grupo de Trabalho e Orientação. Atua na área de História, com ênfase em História Contemporânea, trabalhando principalmente com os seguintes temas: regime militar, Estado, administração pública, empresariado.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242143T9

Produção


João Paulo de Oliveira Moreira

Possui Graduação em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF). Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF). É Integrante do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP/Marx) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como colaborador do Grupo de Estudos de Geografia Agrária, coordenado pelo Professor Doutor Paulo Alentejano, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Também integra como pesquisador o Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI/UFRRJ). Atualmente trabalha com os seguintes temas: Capital-Imperialismo Contemporâneo, História do Brasil Recente, Teoria da História, Intelectuais Orgânicos, Privatizações, BNDES, História da América Latina e Pan-Amazônia. 
http://lattes.cnpq.br/8603490864601784

 

Julio Cesar Pereira de Carvalho

Bacharel em Relações Internacionais (UFRRJ), mestre em Ciências Sociais (UFRRJ) e doutorando em História pela UFF. Além do Grupo de Trabalho e Orientação (GTO), integra o Núcleo de Estudos sobre Capitalismo, Poder e Lutas Sociais (NECAP-UFRRJ). Atualmente trabalha com os seguintes temas: Petrobras; ditadura empresarial-militar brasileira; políticas energéticas brasileiras; ação coletiva da burguesia.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5563432252987348

Produção

 

Marcio Lauria Monteiro

Possui bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2016, realizado com bolsa Capes) e especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (EAD). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com bolsa CNPq. Integra o Grupo de Pesquisa de História Contemporânea Apolônio de Carvalho (CNPq/UFMS) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Pensamento de Karl Marx (NIEP-MARX UFF). Atua na área de História, com ênfase em História Contemporânea e em Historiografia e Teoria da História, trabalhando principalmente com os seguintes temas: história e historiografia da Revolução Soviética e da URSS, história das revoluções do século XX e história do movimento e pensamento socialista, especialmente o pensamento de Leon Trotsky e a história do movimento trotskista. Possui artigos sobre esses temas publicados em livros e revistas acadêmicas nacionais e internacionais, e co-organizou o livro "100 Anos Depois: a Revolução Russa de 1917" (MaudX, 2017).

Produção

 

Pedro Cassiano Farias de Oliveira

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado em História Social na mesma instituição (2013), bacharelado e licenciatura em História pela UFF (2010), bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Estado, Ciência Política, Hegemonia, questão agrária no Brasil e Sociologia no Ensino Médio. Atualmente é professor de Sociologia do IFPB.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6308449174658555

Produção

Rejane Carolina Hoeveler

Professora substituta da Escola de Serviço Social da UFRJ. Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), mesma instituição em que concluiu o mestrado, também em História, em 2013. Bacharelou-se e licenciou-se em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora horista de História do Brasil do Licenciatura em História e Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Temas de especialidade: Ditaduras, democracias e transições na América Latina; História dos Estados Unidos; Relações Estados Unidos-América Latina; História do Brasil Contemporâneo; História das Américas; História do Tempo presente.

Produção

 

Rodrigo de Sá Netto

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007 e 2011). É doutorando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense onde pesquisa a expansão pentecostal no Brasil na segunda metade do século XX e o seu nexo com as formas contemporâneas do capitalismo. Atualmente é Técnico em Assuntos Culturais no Arquivo Nacional, atuando no Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, Estado, administração e regime militar.


Tatiana Poggi

Professora de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado (2008) e doutorado (2012) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, trabalhando principalmente com os seguintes temas: História do Tempo Presente, História dos EUA e da Europa; Movimentos Conservadores; Fascismo/Neofascismo; Neoliberalismo e Imperialismo.

Produção


Thiago Ribeiro Marques

Historiador e Professor de História com experiência docente no Ensino Básico e Superior. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, História Contemporânea, História das Relações Brasil-Estados Unidos e História das Relações Econômicas Exteriores, atuando principalmente nos seguintes temas: História Econômica do Brasil, História Econômica Contemporânea, História das Relações Econômicas Exteriores, Estado e Poder no Brasil e no Mundo Contemporâneo, Teoria e História do Capitalismo, Teoria e Metodologia da História.

Produção


Tiago Siqueira Reis

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História pela Universidade Nova de Lisboa, linha de pesquisa História Contemporânea. Pesquisador integrante do Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e membro do Grupo de Trabalho e Orientação coordenado pela profa. Dra. Virginia Fontes.  Áreas de interesse: História Política e Social contemporânea, História Social do Trabalho e História Política contemporâneas, História do Tempo Presente, com ênfase para a história política, sociedade civil, Estado Ampliado e relações de trabalho, em especial na Fundação Oswaldo Cruz, bem como na política social de saúde no Brasil contemporâneo. Atualmente é membro da diretoria da ANPUH seção Roraima, gestão (2018-2019). Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/1024015022937293

Produção