Laboratório Dimensões da História-LDH
Em 1994, um grupo de professores de História da UFF criamos UFF o Laboratório Dimensões da História-LDH, do qual fui coordenadora, integrado por Sonia Regina de Mendonça (que já dirigia o Grupo de Estado e Poder) Marcelo Badaró Mattos (que atuava no Grupo temático Mundos do Trabalho) e Márcia M. M. Motta, que integrava o Observatório Fundiário e se afastou em 1999. Procuramos assegurar uma interlocução sólida entre áreas e períodos históricos diversos, estabelecendo o lastro de uma conexão teórica ampla – Marx, Gramsci e Thompson eram os autores fundamentais de referência.
Lutávamos desde então contra a tendência a definir os grupos de pesquisa unicamente em torno de temas ou de um único autor de referência, em geral pesquisador sênior da mesma temática, ou pesquisador estrangeiro em voga. Tal prática – fortemente incentivada pelas agências de fomento à pesquisa e pela Associação Nacional de História – ANPUH, parecia-nos problemática, uma vez que tais encontros temáticos podem ser produtivos, mas tendem a promover uma especialização exacerbada, assim como estimulam a entronização de alguns pesquisadores como referências quase únicas para alguns temas. Conseguimos estabelecer excelente interlocução e contribuir para a formação docente e discente exatamente por tratarmos de temas e períodos históricos diversos, e essa variedade contribuía para fertilizar cada uma das pesquisas. Tivemos inúmeras dificuldades e a mais importante delas foi a recusa do CNPq em financiar um grupo de pesquisa cujo traço de união era teórico-metodológico e não temático. Não obstante, prosseguimos nossas atividades e conseguimos realizar inúmeras atividades, e sobretudo asseguramos que nossa prática como historiadores nos mantenha capazes de pensar um processo de amplidão mais vasta do que cada uma de nossas pesquisas singulares.
Em 2001, Sonia Mendonça se afastou do LDH, em função do excesso de tarefas que já assegurava no Grupo Estado e Poder, mas continuou em estreito contato com as atividades realizadas pelo Laboratório. Os integrantes do GTO participaram em todas as atividades do LDH.
|