Mesa Abertura
1a) Mesa de Conjuntura (Mesa 1): Esta mesa abordará aspectos conjunturais de maneira mais ampla, o aprofundamento das políticas neoliberais na América Latina no século XXI com rebatimentos no Ensino e que incidem na produção de conhecimento tendo caráter ideológico, classista, racial, gênero, sexualidade.
Tema da mesa de Conjuntura - “Dilemas ético-políticos na produção de Ciência e Tecnologia – Os desafios da Universidade Pública na atualidade de América Latina”
1b) Tema Mesa 2 - “Pra que Serve o Teu Conhecimento?” (A relação do mercado com a produção científica nas universidades públicas)
1c) Tema da Mesa 3 “Disputas Ideológicas em Ciência e Tecnologia na América Latina” (“Escola Sem Partido”, a Guerra às Drogas e a Questão de Gênero no Cenário Atual)
Oficinas
Serão abordadas temáticas que fazem ao cotidiano do trabalho em Ciência e Tecnologia. Em formato oficina, visando a participação e construção coletiva a partir da coordenação de pesquisadores ou coletivos de pesquisadores que apresentem as propostas. Momento de troca de experiências e reflexões a partir dos elementos em comum e da diversidade que temos na América Latina. Este espaço poderá possibilitar intervenções e provocação de diferentes métodos científicos e culturais, todavia fugindo da lógica da produtividade.
Para inscrever uma proposta de oficina enviar o projeto até o dia 15 de abril de 2019 para cienciaecultura.elap@gmail.com informando: Nome da oficina, público-alvo, objetivo geral e objetivos específicos, metodologia, referencias bibliográficas, material e infraestrutura que necessária.
As oficinas aprovadas serão divulgadas no site do evento e autores receberão resultado por e-mail.
GTs - Grupos de Trabalho
Serão rodas de conversa e troca de ideias, nas que partiremos da realidade do nosso trabalho cotidiano, e através das discussões e deliberações neles acumuladas, de forma plural, ampla e coletiva, entendendo a necessidade de avançar no conjunto dos debates propostos, que objetivarão a plenária final em que traçaremos planos de uma rede de articulação permanente. Em suma, o objetivo desse espaço é criar um dispositivo de acompanhamento das políticas voltadas para a educação, ciência e tecnologia nas universidades públicas na América Latina e Caribe, que envolva a participação dos estudantes/pesquisadores e que seja capaz de denunciar o projeto de desmonte e de privatização das instituições públicas em curso.
Será um espaço intercambio, debate, e construção coletiva de campanhas que pratiquem algum tipo de resposta às problemáticas do nosso cotidiano profissional, orientado pelos eixos temáticos que evidenciam o caráter político e científico do nosso trabalho e constituem a essência do Encontro Latino Americano de Pós-graduação, os temas serão:
1) Autonomia e Financiamento Universitário - A relação do mercado com a produção científica nas universidades públicas (Marco Legal para Ciência e Tecnologia)
2) Acesso e Permanência; Ações Afirmativas; Avaliação da pós-graduação.
3) Produtivismo, precarização, Relações de Trabalho, Assédio Moral e Saúde Mental.
4) Movimentos sociais, Pesquisa e Extensão.
5) Relações Étnico Raciais e a produção de conhecimento e tecnologia.
6) Questão de Gênero e produção científica.